quarta-feira, 12 de março de 2014

Anvisa promove Oficina Online de Dados do SIA/SUS para profissionais de vigilância sanitária de todo o Brasil

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), por meio do Núcleo de Assessoramento na Descentralização das Ações de Vigilância Sanitária – Nadav promoverá nos dias 13 e 14 próximos, a Oficina de Treinamento na alimentação do SIA/SUS, na sede da Anvisa, em Brasília/DF.
O evento será transmitido em tempo real pela Rede Mundial de Computadores. Os interessados poderão acessar a transmissão a partir de qualquer terminal de computador, clicando no link disponível no Portal da Anvisa (www.anvisa.gov.br) no horário em que o evento estará sendo realizado, ou seja, a partir das 14h do dia 13 de março, quinta feira, e a partir das 8h30 do dia 14 de março, sexta feira.

SIA/SUS – SISTEMA DE INFORMAÇÃO AMBULATORIAL
É um sistema do Sistema Único de Saúde (SUS) que tem por objetivo transformar os dados ambulatoriais em informações relevantes para subsidiar a tomada de decisões em saúde. Ele foi implantado nacionalmente na década de noventa, visando o registro dos atendimentos realizados no âmbito ambulatorial, por meio do Boletim de Produção Ambulatorial (BPA).
O Sistema tem sua área de abrangência em três níveis de gestão (Secretarias municipal de saúde, Secretaria estadual de saúde e Ministério da saúde) e os Estabelecimentos de saúde, seguindo a um fluxo de captação de informações organizado entre os procedimentos que exigem autorização para serem realizados e aqueles que não exigem autorização.

Procedimentos de Vigilância Sanitária no SIA/SUS
Com a publicação das normas legais federais:
  • Portaria GM/MS 3252/09 - que aprova as diretrizes para execução e financiamento das ações de Vigilância em Saúde pela União, Estados, Distrito Federal e Municípios e dá outras providências
  • Portaria GM/MS 1106/10 - que atualiza a regulamentação das transferências de recursos financeiros federais do Componente de Vigilância Sanitária do Bloco de Financiamento de Vigilância em Saúde, destinados à execução das ações de Vigilância Sanitária 
  • Portaria SAS/MS 323/10 - que exclui, altera e inclui na Tabela de Procedimentos, Medicamentos e OPM do SUS os procedimentos de vigilância sanitária.

O repasse dos recursos do Componente da Vigilância Sanitária para Estados e Municípios fica condicionado ao cadastramento dos Serviços de Vigilância Sanitária no Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES) e ao preenchimento mensal da Tabela de Procedimentos de VISA no Sistema de Informação Ambulatorial do SUS (SIA-SUS), sob pena de bloqueio do repasse do Componente de Vigilância e Promoção da Saúde caso sejam constatados dois meses consecutivos sem preenchimento de um dos referidos sistemas de informações.

segunda-feira, 10 de março de 2014

Inicia a vacinação contra o HPV em todo o país

Serão imunizadas meninas de 11 a 13 anos a partir de hoje (10) contra o papiloma vírus humano (HPV), principal causador do câncer de colo de útero. A orientação do Ministério da Saúde é que a primeira dose seja oferecida nas escolas (públicas e particulares), mas a vacinação também poderá ser feita em postos de saúde de todo o país.
A meta do governo é vacinar 80% do público-alvo, formado por 5,2 milhões de meninas. A vacina distribuída na rede pública previne contra quatro subtipos do HPV (6, 11, 16 e 18). Os subtipos 16 e 18 são responsáveis por cerca de 70% dos casos de câncer de colo do útero em todo o mundo.
Para se imunizar é preciso apresentar o cartão de vacinação ou um documento de identificação. Cada adolescente deverá tomar três doses para completar o esquema de proteção, sendo a segunda aplicada depois de seis meses, e a última, cinco anos após a primeira.
No ano de 2015, a vacina contra o HPV será oferecida para meninas de 9 a 11 anos e, em 2016, para as de 9 anos.
O câncer de colo de útero tem a terceira maior taxa de incidência entre os cânceres que atingem as mulheres, atrás apenas do câncer de mama e do câncer de cólon e reto.

Veja o esquema de vacinação adotado em todo o país: